Jogos mobile no PlayStation 4

161

Jogos mobile no PlayStation 4

A população mundial usa cerca de 43% do seu tempo de celular a jogar nos dispositivos. A seleção de jogos disponíveis, especialmente os gratuitos, não pára de crescer, para além de que os gráficos destes jogos continuam a melhorar. Estes jogos podem ajudar a passar o tempo, enquanto faz uma viagem de comboio, ou enquanto está numa sala de espera, pois na atualidade, o mais natural é pegarmos no nosso celular quando estamos aborrecidos.

Mas e que tal jogar estes jogos de celular na Playstation? A transição não seria exatamente ideal, visto que estes jogos, apesar de terem sido otimizados ao longo do tempo, continuam a ser considerados relativamente fracos, numa perspetiva gráficado espectro dos videojogos. O touchscreen nem sempre é implementado da melhor forma, e vários jogos do smartphone não contêm uma história, ou contêm uma relativamente curta.

Recentemente, a Sony atraiu os seus usuários após o lançamento de um trailer no seu canal oficial de Youtube, que mostrava um jogo designado por LifeofBlackTiger. Este jogo viria a ser negativamente criticado pelos jogadores da plataforma da Playstationdado os gráficos de pouca qualidade que o jogo apresentava. O jogo foi considerado um dos piores jogos de console de sempre, e alguns países nem o chegaram a pôr à venda na loja digital da Sony. No que toca a jogos de console, os seus usuários têm um standard que esperam que seja alcançado em todo o conteúdo que a Sony oferece, e por outro lado, este novo jogo da Playstation 4 parece algo desenhado para correr no smartphone.

Os fãs de console ficaram extremamente desapontados com o desenvolvimento de um jogo de tão baixa qualidade para um console com um potencial tão superior. Mas daqui se levantou a questão sobre a compatibilidade entre jogos de console e de smartphone. Jogos como Spaceteam, NOVA 3, Oceanhorn e Mirror’sEdge são alguns exemplos de jogos de celular que podem também ser jogados em console. Tendo a indústria de aplicativos de smartphone um valor em receitas tão elevado, esta começa também a representar uma ameaça para a indústria dos consoles. Especialmente no caso de jogos online, como os jogos de cassino Gaming Club.

Na Playstation Network já se encontram alguns jogos de azar, como é o caso do pôquer, mas continuam bastante aquém das expetativas.

Seria do maior interesse da Sony poder corresponder à procura dos seus usuários e dedicar-se ao melhoramento da compatibilidade dos jogos de celular para consoles. Ao facilitar esta funcionalidade, jogadores poderiam continuar as suas aventuras nas várias plataformas, e isso poderia também abrir portas para o desenvolvimento de novos e melhores jogos para o smartphone. Apesar de muitos destes jogos serem à base de puzzles, jogos em modo de primeira pessoa e criados em UnrealEngine começam a ganhar a sua popularidade nos smartphones. Estes são certamente o futuro do gaming para o smartphone, e prometem melhorar a nossa experiencia no que toca a jogos para dispositivos móveis.